AS PRIORIDADES DA IGREJA – DISCIPULADO

Na esfera do relacionamento conosco e com o próximo, buscamos a maturidade cristã pelo discipulado (firmar a identidade pessoal em Cristo, crescer na virtude cristã, viver com o próximo), uma vez que Deus procura uma COMUNIDADE de DISCÍPULOS com uma nova IDENTIDADE (Jo 13.34-35; 1Pe 2.21; Ef 4.13).[1]

A igreja é a comunidade dos discípulos de Jesus que receberam uma nova identidade em Deus ao nascer de novo em Seu reino. Esta identidade é baseada no Evangelho da graça de Deus e nada pode mudar o que tem sido feito em nome dos eleitos para este propósito supremo.

Esta identidade vem de uma nova vida, uma vida que deve ser desenvolvida na fé e nas obras. A Bíblia chama esta maturidade, que é um processo natural do cristão se tornar um verdadeiro imitador de Cristo. Nós imitamos Cristo no caminho do discipulado; seguindo nosso Mestre, atento a cada palavra sua e pronto a obedecer a suas orientações para nossas vidas.

No entanto, seguir Cristo envolve segui-lo na companhia de outros de seus discípulos, aqui está outra prioridade da Igreja: O “discipulado cristão”. Seguimos a Cristo desenvolvendo nEle nossa verdadeira identidade e somos desafiados a ajudar nosso próximo a segui-lo também.

O verdadeiro discipulado é baseado no amor
(João 13:34-35)

Seguir a Cristo e amar aqueles que o seguem são evidências de que fomos verdadeiramente alcançados pelo Evangelho e estamos sendo transformados pelo poder do Espírito Santo. Além disso, pessoas de fora da comunidade recebem o testemunho de que realmente pertencemos a Jesus. O verdadeiro discipulado nos leva a amar nosso Deus e o povo que nosso Deus ama cada vez mais.

O verdadeiro discipulado nos faz imitar a Cristo
(1 Pedro 2:21).

Seguir a Cristo é imitar suas ações e obedecer a suas palavras. Se no Evangelho ganhamos uma nova identidade como filhos de Deus, devemos prestar atenção ao fato de que já temos um exemplo de filho a seguir: O primogênito de Deus é nosso modelo. Observemos então Seu relacionamento com o Pai, Sua dependência do Espírito, e procuremos em todas as áreas de nossas vidas viver segundo Jesus, que viveu como homem nesta terra e glorificou o Pai em todas as coisas.

O verdadeiro discipulado promove a maturidade cristã (Ef. 4:13)

É a prioridade da Igreja promover a maturidade cristã, desenvolver na fé o conhecimento de Cristo e práticas correspondentes a essa fé. Não faz sentido na vida do cristão permitir que o tempo passe sem nos fazer melhor, proporcionando o crescimento no Evangelho. Ao longo de nossa jornada, esperamos dar frutos como um sinal visível de que Cristo está sendo formado em nós, até que Sua obra esteja plena em nosso ser.

Conclusão

O chamado ao discipulado, como disse Bonhoeffer[2], é a “graça preciosa” que nos convida a uma nova vida em Cristo, e não há nada mais a fazer diante deste chamado do que obedecê-lo. Bonhoeffer, ao comentar Romanos 8:29, fala da promessa de Deus no discipulado com seu filho:

Esta é a grande e inacreditável promessa feita àqueles que ouviram o chamado ao discipulado de Jesus Cristo: eles serão iguais a Cristo. Serão conformes à Sua imagem, como irmãos e irmãs do primogênito de Deus. É o destino final dos discípulos, que serão conformes à imagem de Cristo. A imagem de Jesus Cristo que o discípulo sempre tem diante de seus olhos e que ofusca todas as outras imagens penetra e o enche, moldando-o de tal forma que o discípulo se torna cada vez mais parecido com o Mestre, e até mesmo igual a ele. A imagem de Jesus Cristo se imprime, em comunhão diária, na imagem dos discípulos (p.248).

Minha oração é que você e eu possamos entender e perseguir o verdadeiro discipulado cristão como prioridade em nossas vidas e que nossa igreja seja capacitada pelo Espírito Santo a glorificar o Pai e o Filho, amém!

[1] Discipulado de novos membros. Igreja Cristã Reformada Missão 16.18 [2] Discipulado, Mundo Cristão, 2016. São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *