A Missão 16.18, localizada na cidade de Belo Horizonte, é uma igreja de confissão cristã Reformada.
No final do ano de 2015, nosso pequeno grupo de amigos começou a se reunir para orar e compartilhar a Palavra de Deus. Inicialmente, não havia a pretensão de tornar esses eventos algo que fosse mais do que encontros informais. Porém, pouco a pouco Deus colocou uma semente em nossos corações e começamos a buscar com intencionalidade qual era a nossa verdadeira missão como discípulos de Jesus.
Quando enfim fomos convencidos de que a missão do nosso grupo era ser Igreja de Cristo, marcamos o nosso primeiro culto assumindo essa identidade e propósito, e assim continuamos por um tempo nos reunindo na casa do Tiago e da Carla. Porém, a casa não poderia receber mais do que as oito pessoas que compunham o grupo, o que trouxe a necessidade de procurarmos um lugar que comportasse melhor os nossos encontros.
Assim, avançamos mais um passo quando conseguimos emprestado o quintal da base da Jocum, localizada no bairro Santa Tereza. Inauguramos ali oficialmente as nossas reuniões como igreja. Podemos nos lembrar que a primeira noite de reunião ali foi realmente muito importante para nós, embora já não conseguimos dizer ao certo o conteúdo completo do sermão que foi pregado, mas sabemos que houve a leitura do texto de Mateus 16.18:
E não podemos esquecer de todos os sentimentos, expectativas, medos, incertezas, esperanças, alegrias e a euforia por começar algo. Era assim que nos sentíamos naquele quintal, onde podíamos sentar em bancos improvisados, debaixo de um pé de acerola, o qual enfeitamos com um pisca-pisca e mais alguns apetrechos. Fizemos daquele um cantinho para celebrar uma das decisões mais importantes das nossas vidas.
Mas, algum tempo depois, outros desafios começaram a aparecer e percebemos que precisávamos novamente de um novo local, onde nossas reuniões poderiam acontecer com regularidade definida, em que a localização pudesse ser divulgada para convidados, e um espaço que fosse exclusivo para comportar as atividades da nossa igreja. Surgiu também nessa época a urgente necessidade de descobrirmos a nossa identidade teológica e de qual forma iríamos atuar com relevância em nossa cidade.
Alugamos então um primeiro imóvel no bairro Ermelinda, onde permanecemos por quase um ano, mas observamos que nosso grupo ficou ensimesmado naquela região. Nessa etapa também descobrimos e sentimos na pele o que era tentar plantar uma igreja com despreparo, sem qualquer tipo de apoio ou mentoria. Por isso, sofremos alguns danos, colhemos consequências um tanto desastrosas, mas também adquirimos inúmeros aprendizados. Apesar de tudo, pela graça de Deus, nossa incapacidade não nos fez sucumbir. Descobrimos que o principal agente de edificação da Igreja é o próprio Senhor Jesus Cristo e vimos claramente Deus nos sustentando e nos conduzindo durante essa jornada de nascimento da nossa igreja.
Passado algum tempo, alugamos o nosso segundo imóvel, mas dessa vez em uma favela no bairro Nova Cachoeirinha. Era uma loja com poucos metros quadrados e um banheiro pequeno. Nela não cabia mais que uma dúzia de pessoas, mas era o suficiente para aquela ocasião. Cabe citar que alguns cultos dominicais era realizado por apenas duas pessoas e na companhia de uma cadela que buscava abrigo em nosso humilde espaço. Sabíamos que tudo isso parecia loucura, mas mesmo assim buscávamos um desafio ainda maior que nós: sermos uma igreja bíblica e saudável para a cidade.
Com a graça de Deus, aos poucos mais pessoas começaram a se juntar ao nosso grupo e tivemos que mudar para outros imóveis dentro da mesma vila. Percebemos que em cada uma dessas fases nós crescemos também em sabedoria, graça e tivemos nossa identidade definida em Cristo e por Cristo. E assim chegamos até aqui, mantendo o objetivo de sinalizar o Reino de Deus proclamando o Evangelho em presença fiel na cidade onde estamos.
Aos poucos estamos crescendo como igreja local, desejamos alcançar pessoas com o Evangelho e servi a nossa cidade. Essa não é tarefa fácil, entretanto a consideramos necessária e urgente. Cremos e estamos disposto a não negociar o Evangelho em troca de fama ou benefícios institucionais, nosso coração está convicto de que o Deus soberano conduzirá os seus eleitos ao local em que lhe agradar. Trabalharemos com todas as nossas forças, lagrimas e suor na dependência do Espirito Santo para que nossa comunidade de fé possa ser abrigo e lugar de recomeço para quem realmente deseja seguir a Cristo conforme as Escrituras.
Em 2020, em meio à pandemia de Covid-19, mudamos para uma casa maior no bairro Itapuã, região da Pampulha. Esse espaço mais amplo acomodou melhor nossa igreja e nos possibilitou expandir o trabalho de proclamação do Evangelho e de pastoreio. Em meio a encontros online, restrições governamentais e outras adversidades enfrentadas por todo o mundo, experimentamos um crescimento considerável e um período de renovação espiritual.
Deus estava nos preparando para algo maior, uma responsabilidade e tarefa ainda mais intensa. Quando tudo aconteceu, fomos surpreendidos pela mão soberana de Deus, que nos levou a um espaço ainda maior e ao atual endereço da nossa congregação. Em Janeiro de 2023 chegamos ao bairro Santa Amélia, ainda na região da Pampulha, em uma área onde há dezenas, talvez centenas de pessoas que ainda não foram alcançadas pelo Evangelho e não pertencem a uma comunidade saudável.
Quem viveu parte desse processo ou o acompanhou sabe que nossa igreja é um milagre, que aquele grupo de jovens não tinha muito a oferecer a Deus além de suas vidas e disposição para trabalhar para o Reino de Deus.
Nossa missão não acabou; estamos apenas começando. Quantas pessoas ainda podem ser alcançadas com o verdadeiro Evangelho? Quanto nossa cidade pode se beneficiar com nosso testemunho público? Muita coisa mudou desde o tempo do pé de acerola, mas Cristo continua sendo o centro de nossa igreja, a sua Palavra o cetro que nos governa, a sua graça nossa força, e a glória de Deus o nosso maior objetivo.
Ao olhar para nossa história como igreja, que você também seja inspirado a prosseguir conosco, reconhecendo que em cada momento e etapa o Autor de todas as coisas está conosco. Soli Deo Gloria!
Uma resposta
ME EMOCIONO MUITO COM A HISTÓRIA DA MISSÃO 1618, GRAÇAS A DEUS QUE ME COLOCOU NESSA IGREJA, A CADA DIA ESTOU SENDO MAIS AGRACIADO COM A PALAVRA PREGADA AQUI, PALAVRA GENUINA E CERTA.
ME SINTO MUITO À VONTADE COM TODOS OS IRMÃOS, AMO ESSA IRMANDADE.
NUNCA FUI COLOCADO EM NENHUM GRUPO DE PESSOAS COMO ESSE, ISSO É A GRAÇA DE DEUS NA MINHA VIDA.
QUE JESUS E O ESPÍRITO SANTO ESTEJA COM A GENTE, ATÉ O DIA DA NOSSA PARTIDA.
ABRAÇOS E BEIJOS A TODOS….