SANTIFIQUE SUA ALMA – SAÚDE MENTAL E ESPIRITUALIDADE

“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” – 1 Tessalonicenses 5:23

O Setembro Amarelo é a campanha de valorização da vida e de prevenção ao suicídio, criada no Brasil em 2015.

Aproveitamos esse momento de mobilização em nosso país para nos lembrarmos, enquanto igreja, da importância de falar sobre saúde mental em nosso meio.

Infelizmente, ainda é comum ouvir em alguns meios cristãos que os transtornos mentais são problemas espirituais, e doenças como a depressão e a ansiedade, não acometem pessoas que ‘frequentam a igreja’. 

Tais afirmações põem de lado uma verdade sobre o ser humano que é imprescindível para a compreensão de quem ele é, o fato de que somos um ser completo constituído por espírito, alma e corpo. 

O apóstolo Paulo nos lembra disso, no versículo supracitado, em sua carta aos Tessalonicenses quando diz “os santifique inteiramente” e também “o espírito, a alma e o corpo de vocês seja conservado irrepreensível”. Ele não diz “que apenas o seu espírito seja  santificado” ou que “apenas seu espírito seja conservado irrepreensível”, pelo contrário, o apóstolo Paulo faz questão de dizer que nossas composições material – corpo e alma (ou psique) – e imaterial – espírito – devem ser santificadas e mantidas irrepreensíveis. Ele se preocupa com o ser integral.

A Bíblia diz sobre termos uma vida santificada e saudável em todos os aspectos e que envolva cuidados espirituais, emocionais e físicos. Todo o nosso ser é interligado. Negligenciar qualquer uma dessas áreas trará grandes consequências negativas, tanto a nós cristãos quanto a todas as pessoas.

Não devemos nos esquecer de que o pecado trouxe sérias consequências ao nosso mundo assim como ao nosso corpo biológico. Nosso cérebro é um órgão integrante do nosso corpo físico, e é também o centro das emoções, logo não está imune às doenças e, por isso, pode adoecer. 

Grande parte das doenças psiquiátricas presentes na sociedade atual são oriundas de hábitos ruins para o nosso psiquismo. Sem saúde emocional a vida espiritual e física são seriamente prejudicadas. Corpos saudáveis tendem a amplificar uma adoração saudável.

Que sejamos “transformados pela renovação de nossa mente” (Rm. 12:2) e para que tenhamos uma visão equilibrada e correta do ser humano, de modo que possamos nos curar e também levar cura à outros. 

A forma como se vê a doença mental e se procura vencê-la talvez seja o fator mais importante para a cura de um cristão adoecido.

Caso você esteja passando por alguma dificuldade e perceba que está mentalmente adoecido, não tenha vergonha ou medo, busque por ajuda.

Abaixo, temos algumas dicas para manter uma boa saúde mental:

  1. Reduza a exposição às mídias sociais – limite máximo de 3 horas de exposição por dia.
  2. Realize atividade física regularmente – pelo menos 15 minutos diários.
  3. Durma mais e melhor – isso envolve realizar uma higiene do sono. Deite-se mais cedo e não mexa em telas por 2 horas antes de dormir, alimente-se de maneira leve e não beba cafeína ao anoitecer.
  4. Melhore a qualidade da sua alimentação – busque por um profissional da área para ajudá-lo com uma dieta específica e acessível para você.
  5. Vença o isolamento social – frequente regularmente sua comunidade de fé e os pequenos grupos. Lembre-se, você  também é um ser social. Uma área negligenciada pode gerar um maior adoecimento.
  6. Aconselhe-se com seu pastor – ele pode te ajudar com os aspectos de sua fé que serão imprescindíveis na luta por uma saúde mental.
  7. Procure um profissional da saúde mental – um psicólogo e um psiquiatra poderão te ajudar a identificar a origem de seu adoecimento e tratar a causa da melhor maneira possível. Esses profissionais podem ser instrumentos de Deus em um tratamento eficaz.
  8. Ore e leia a bíblia – “A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma.” (Sl 19:7). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *